Quem somos

Atualmente, nos congressos locais e nacionais que tratam da história da educação no Brasil, muito se discute a respeito da necessidade de preservação das fontes e documentos históricos de cada instituição. Evidentemente, essa preservação depende da existência de documentos históricos para sua perpetuação. Muitas vezes, tais documentações são relevadas ao segundo plano e são descartados por falta de espaço, cuidados, ou mesmo por serem considerados como “papel velho” isentos de qualquer rigor científico. Contra esse fato, é destacada atualmente a importância de se manter viva e preservada a documentação histórica de cada escola, de modo a fornecer um importante material de pesquisa futuro aos pesquisadores e interessados na área.
O projeto Centro de Memória do IFPR é um projeto de pesquisa cadastrado no Comitê de Pesquisa e Extensão (COPE) do IFPR – Campus Curitiba e que tem como objetivo principal investigar a história da educação profissional na cidade de Curitiba, em especial, as instituições que deram origem ao Instituto Federal do Paraná como a Escola Alemã (Deutsche Schule) posteriormente chamada de Colégio Progresso; a Escola Técnica de Comércio anexa à Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná; a Escola Técnica de Comércio da Universidade Federal do Paraná e, finalmente, a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná. Utilizando a abordagem de Edward-Palmer Thompson (1981), que destaca a experiência como categoria de análise histórica. O projeto está vinculado ao Grupo de Pesquisa: História e Políticas da Educação Profissional e Tecnológica da Educação Profissional.




Nossa História

O projeto iniciou-se em 2013 com o nome: Catalogação de Fontes para a Educação Profissional, sendo substituído pelo Centro de Memória do IFPR no final de 2015, iniciando as atividades no ano de 2016. Em 2018, foi iniciado um trabalho de recuperação de uma grande quantidade de arquivos históricos que até então estavam armazenados no IFPR – Campus Curitiba. Após a recuperação e guarda dos documentos realizados durante os anos de 2018 e 2019, os arquivos encontram-se distribuídos em dois espaços: parte encontra-se no Antigo Cofre da Mate (sede do projeto) e outra parte na Sala de Arquivos, ambas localizadas no Prédio da Mate do IFPR – Campus Curitiba. Em relação às pesquisas desenvolvidas no Centro de Memória destaca-se um mapeamento da trajetória da Escola, assim como a investigação da história de cursos como Prótese Dentária, Massoterapia e Contabilidade, assim como os primeiros anos do curso de Comércio no Colégio Progresso, ainda na década de 1930. Destacam-se também algumas ações de extensão especialmente vinculados à organização, manutenção, digitalização e preservação dos arquivos históricos que integram o Centro de Memória do IFPR.